A proposta do ministro Guido Mantega (Fazenda) de adiar a obrigatoriedade de que todos os carros novos tenham airbag e freio ABS não será suficiente para garantir a sobrevida de carros mais antigos, como o Uno Mille (Fiat) ou o Gol G4 (VW).
Uma medida de segurança prevista para entrar vigor em 2014 passa a exigir que todos os modelos zero-quilômetro vendidos no Brasil atendam requisitos mínimos em um teste de colisão mais rigoroso, hoje válido apenas para os novos projetos.
O procedimento brasileiro para homologação que entra em vigor em 2014, segundo resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) de 2007, considera pontos como limites de deslocamento da coluna de direção, ausência de vazamento de fluidos gerado pela colisão e lesões de cabeça e tórax.
Dos três modelos que poderiam ganhar sobrevida com a proposta de Mantega de não obrigar as montadoras a equipar os veículos com os itens de segurança Mille, Kombi e Gol G4, apenas a Kombi não precisaria passar pelo novo teste de colisão, devido ao modo como foi redigida a norma no passado, que restringe a aplicação a automóveis, camionetas e seus derivados.
A Kombi não se enquadra nessas classes: é um veículo "comercial". (veja publicação na íntegra através do link http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/12/1384965-teste-de-colisoes-mais-duro-barra-adiamento-de-airbag.shtml ).
Fonte: Site Folha de S.Paulo - http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/12/1384965-teste-de-colisoes-mais-duro-barra-adiamento-de-airbag.shtml

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